A intervenção educativa e social apresenta-se cada vez mais como uma prática crítica, consciente e responsável, para além de meros procedimentos técnicos remediativos. Atualmente existem robustos modelos de intervenção, assentes em pesquisa de campo dotada de rigor, que continuamente são testados no quotidiano. As organizações alvo de intervenção educativa e social necessitam de se modernizar, no sentido de melhor servir as comunidades dos desideratos desta necessidade é a consciência de que a intervenção se deve basear em projetos geridos racionalmente. As comunidades encaminham-se de modo crescente para níveis mais elevados de cidadania, onde estratégias de inovação, de empreendedorismo, de aprendizagem em rede, etc., se afirmam como sólidos alicerces para o desenvolvimento. Deste modo, privilegia-se nesta área uma dinâmica desenvolvimentista integrada socialmente, como o escopo nuclear da intervenção comunitária. Tendo como área de concentração Educação, Sociedade e Intervenção.

O MPIES visa contribuir para o desenvolvimento da competência acadêmica, científica e profissional dos mestrandos e egressos nas múltiplas áreas do conhecimento, de forma articulada e integrada, primando pela interdisciplinaridade, através da instrumentalização para a realização de intervenções educativas e sociais que contemplem os novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária em espaços do setor público e privado.

Os candidatos ao curso, devem, preferencialmente, ser profissionais oriundos de áreas correlatas àquelas que compõe a área de concentração. Por outro lado, o perfil do profissional a ser formado estrutura-se funcionalmente aos níveis da sensibilidade e da responsabilidade social perante as problemáticas educativas e sociais, das competências operatórias de diagnóstico e planejamento das intervenções, bem como da sua implementação, avaliação e aprimoramento. Estes profissionais deverão estar habilitados a intervir em situações onde haja necessidades preventivas e/ou remediativas em termos dos padrões ótimos de desenvolvimento humano e social, assegurando condições positivas para se atingirem estádios de bem-estar e qualidade de vida.

A periodicidade da seleção do Mestrado em Intervenção Educativa e Social da UNEB Campus XI será anual, ofertando inicialmente 10 vagas (dez) vagas. A duração será no máximo de 24 (vinte e quatro meses); correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 42 créditos, distribuídos pelas seguintes atividades:

8 (oito) Créditos em disciplinas Obrigatórias;

4 (quatro) créditos de disciplina obrigatória de linha;

8 (oito) Créditos em disciplinas Optativas;

Seminários e Colóquios (Atividades obrigatórias sem creditação);

10 (dez) Créditos de Atividades supervisionadas;

12 ( doze) Créditos de Trabalho de Conclusão de Curso.


Presentación

La intervención educativa y social se presenta cada vez más como una práctica crítica, consciente y responsable, más allá de los meros procedimientos técnicos de reparación. Actualmente, existen modelos de intervención robustos, basados en rigurosas investigaciones de campo, que se prueban continuamente a diario. Las organizaciones destinatarias de la intervención educativa y social necesitan modernizarse, con el fin de atender mejor a las comunidades del desiderátum de esta necesidad es la conciencia de que la intervención debe basarse en proyectos gestionados racionalmente. Las comunidades avanzan cada vez más hacia niveles más altos de ciudadanía, donde las estrategias de innovación, emprendimiento, aprendizaje en red, etc., se afirman como bases sólidas para el desarrollo. De esta manera, se privilegia una dinámica de desarrollo socialmente integrada en esta área, como el ámbito central de la intervención comunitaria. Centrándose en Educación, Sociedad e Intervención.

MPIES tiene como objetivo contribuir al desarrollo de la competencia académica, científica y profesional de maestrías y egresados en múltiples áreas del conocimiento, de manera articulada e integrada, buscando la interdisciplinariedad, a través de la instrumentalización para la realización de intervenciones educativas y sociales que contemplen nuevos contextos de aprendizaje y nuevas formas de subjetividad y organización comunitaria en espacios públicos y privados.

Los candidatos al curso deben ser preferentemente profesionales de áreas afines a las que integran el área de concentración. Por otro lado, el perfil del profesional a capacitar se estructura funcionalmente en los niveles de sensibilidad y responsabilidad social hacia los temas educativos y sociales, habilidades operativas para el diagnóstico y planificación de intervenciones, así como su implementación, evaluación y mejora. Estos profesionales deben ser capaces de intervenir en situaciones donde existan necesidades preventivas y / o reparadoras en términos de estándares óptimos de desarrollo humano y social, asegurando condiciones positivas para alcanzar etapas de bienestar y calidad de vida.

La periodicidad de selección del Máster en Intervención Educativa y Social de la UNEB Campus XI será anual, ofreciendo inicialmente 10 (diez) plazas. La duración máxima será de 24 (veinticuatro meses); correspondiente a 4 (cuatro) semestres académicos, durante los cuales se deberán abonar 42 créditos, distribuidos por las siguientes actividades:

8 (ocho) créditos en asignaturas obligatorias;

4 (cuatro) créditos de cursos de línea obligatorios;

8 (ocho) créditos en cursos electivos;

Seminarios y Coloquios (Actividades obligatorias sin acreditación);

10 (diez) créditos de actividades supervisadas;

12 (doce) créditos de finalización del curso.


Presentation

Educational and social intervention is increasingly presented as a critical, conscious, and responsible practice beyond technical remedial procedures. Currently, there are robust intervention models based on rigorous field research, which are continually tested daily. The target organizations of educational and social intervention need to modernize better to serve the communities of the desideratum of this need is the awareness that the intervention must be based on rationally managed projects. Communities are increasingly moving towards higher levels of citizenship, where strategies of innovation, entrepreneurship, network learning. Assert themselves as solid foundations for development. In this way, a socially integrated developmental dynamic is privileged in this area as the core scope of community intervention. They are focusing on Education, Society, and Intervention.

MPIES aims to contribute to the development of academic, scientific, and professional competence of masters and graduates in multiple areas of knowledge, in an articulated and integrated manner, striving for interdisciplinarity, through the instrumentalization for the realization of educational and social interventions that contemplate new contexts of learning and new forms of subjectivity and community organization in public and private sector spaces.

Candidates for the course should preferably be professionals from areas related to those that make up the concentration area. On the other hand, the professional profile to be trained is functionally structured at the levels of sensitivity and social responsibility towards educational and social issues, operational skills for diagnosing and planning interventions, and their implementation, evaluation, and improvement. These professionals must be able to intervene in situations where there are preventive and remedial needs in terms of optimal human and social development standards, ensuring favorable conditions to reach stages of well-being and quality of life.

The periodicity of selection of the Master’s Degree in Educational and Social Intervention at UNEB Campus XI will be annual, initially offering 10 (ten) places. The duration will be a maximum of 24 (twenty-four months); corresponding to 4 (four) academic semesters, during which 42 credits must be paid, distributed by the following activities:

8 (eight) Credits in compulsory subjects;

4 (four) mandatory line course credits;

8 (eight) Credits in Elective courses;

Seminars and Colloquiums (Mandatory activities without crediting);

10 (ten) Credits from Supervised Activities;

12 (twelve) Course Completion Credits.