Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social – EPODS

Descrição:

O Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) busca estudar os aspectos históricos antropológicos, sócio-filosóficos, epistemológicos e pedagógicos da educação, das políticas públicas e educacionais e sua repercussão no desenvolvimento social, além de compreender como a formação docente contribui nesse processo. Busca-se uma ampliação da compreensão da formação docente como pressuposto para as vertentes da política pública no desenvolvimento social e sustentável dos sujeitos em sua comunidade. Desenvolver pesquisas e ações que ampliem os conhecimentos sobre a relação educação, políticas públicas e desenvolvimento social, com vistas a desvelar a complexidade de saberes e práticas educativas concernentes, bem como as interfaces que tangenciam a formação docente.

Instituição de Financiamento: UNEB
Ano de início: 2014
Situação: Certificado pela CAPES

Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião , Cultura e Saúde – GEPERCS

Descrição: Pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva da filosofia, antropologia e da sociologia da religião, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Enfatizando a inter-relação do fenômeno religioso com a saúde, educação e com a cultura e as questões de gênero. A sistematização do conhecimento é feita através de proposição de pesquisa e participações em Redes e Centros de Pesquisa; como exemplo, implantamos o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB). Os eventos acadêmicos, congressos, seminários nacionais e internacionais; bem como, publicações em periódicos, produção da coletânea do Grupo: Apontamentos de pesquisas no Alto Sertão da Bahia: Religião, Educação, Gênero e Saúde, constituem formas de difusão do conhecimento.
Instituição de Financiamento: UNEB
Ano de início: 2011
Situação: Certificado pela CAPES

Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE)

Descrição: O grupo de pesquisa está vinculado ao programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) tem como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área de Educação e das Ciências sociais, com maior aderência à ciência geográfica e às repercussões dos fenômenos estudados na interface natureza e sociedade. O trabalho do grupo está voltado para analisar a sociedade, o espaço geográfico, a Educação e os processos socioespaciais e educativos. Este grupo está articulado a dois outros grupos de pesquisa que são o Grupo Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPILIS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).
Instituição de Financiamento: UNEB
Ano de início: 2020
Situação: Certificado pela CAPES